
Suculentas… Só de pensar os olhos de muitos cultores já começam a brilhar, principalmente dos menos experientes, não é para menos, são fáceis de plantar e cuidar, crescem e locais com boa exposição solar, mas também a meia sombra e algumas conseguem se desenvolver na sombra mesmo, nada de brigar por espaço, no vaso das suculentas sempre tem espaço para mais um.
A principal característica dessas plantas é a sua capacidade de reter água em toda a sua estrutura, fazendo com que as folhas e seu caule inchem e pareçam macios, algumas ainda possuem pelos que lhe dão um aspecto ainda mais fofo. A Tradescantia sillamontana, é um bom exemplo de suculenta, com penugem tão charmosa que lhe deu a fama de “Veludo Branco”.
Curioso para conhecer mais sobre o Veludo Branco? Então continue conosco, pois separamos as principais características e muitas dicas para você mesmo cultivar a Tradescantia sillamontana na sua casa. Confira!
Informações básicas da Tradescantia sillamontana

Nome Científico | Tradescantia sillamontana |
Outros Nomes | Veludo Branco, Teia-de-aranha |
Origem | México |
Porte | Cerca de 40 centímetros |
Ciclo de Vida | perene |
Floração | Verão e outono |
Clima | Subtropical e Temperado |
Popularmente conhecida como Veludo Branco, a Tradescantia sillamontana é uma planta endêmica do México. Ela possui folhagem densa e forrada por uma linda penugem branca, os seus tricomas, muito vistosa e agradável. Assim como as demais suculentas, ela gosta de ambientes com temperaturas elevadas e boa umidade, sendo os climas subtropical e temperado os predominantes em seu habitat.
Ela é uma planta perene e ramificada. Sua floração é terminal e solitária, com pequenas flores róseas de três pétalas, muito formosas, que surgem no verão e perduram até o outono. Ainda que suas flores sejam belas e graciosas, o verdadeiro destaque desta suculenta está em seus tricomas, são inúmeros apêndices sobre a planta, inclusive em seus botões, que à primeira vista faz parecer que a planta está coberta por teias de aranha.
Sobre a Tradescantia sillamontana

Mesmo que as suculentas sejam plantas famosas e desejadas, a Tradescantia sillamontana, com sua aparência bela e exótica, ainda é desconhecida para muitos. Pensando nisso, separamos as principais características sobre essa fascinante planta. Veja a seguir!
Características do veludo branco
As suculentas retêm uma quantidade significativamente maior de água do que outras plantas, isso é feito em sua raiz, caule ou folhas, de modo que elas são engrossadas a ponto de suportar esse volume. Algumas das suculentas, como a Teia-de-aranha, ainda possuem uma penugem que caracteriza ainda mais sua espécie.
Embora essa penugem seja exótica e acrescenta a beleza única a esta planta, sua função real vai além do estético. Chamados tricomas, eles são pequenos apêndices epidérmicos vegetais cuja função é proteger a Tradescantia sillamontana dos intensos raios solares e também auxiliam em sua retenção de água evitando a vaporização.
Forma da Tradescantia sillamontana
Ela é uma planta de porte pequeno, cresce cerca de 40 centímetros, inicialmente se desenvolve de forma ereta, mas conforme suas hastes se prolongam ela tende a se curvar. Seu caule e seus ramos são densos e largos, bem como as folhas, ovaladas e levemente lanceoladas, ambos cobertos por inúmeros tricomas.
Embora seja robusta, o Veludo Branco possui uma flor delicada e elegante, formada com três pétalas, róseas-violeta e levemente plissadas, do seu interior se prolongam filetes de mesma cor, mas com anteras amarelas.
Época para plantar a Tradescantia sillamontana
As suculentas podem ser plantadas em qualquer época do ano, todavia, com temperaturas muito baixas, elas tendem a entrar em dormência ou ainda não se desenvolverem adequadamente, afinal, elas são plantas de climas quentes e não gostam de ventos e geadas. Desta forma procure plantar sua tradescantia sillamontana durante a primavera, verão ou início do outono, e evite fazê-lo no inverno.
Como cuidar da Tradescantia sillamontana

Como você viu, o Veludo Branco é uma planta exuberante, exótica e marcante, um espécime perfeito se você busca agregar beleza e variedade a sua coleção de suculentas ou decorar sua casa, mas se você ainda tem dúvidas porque não sabe como é feito o cultivo dela, não se preocupe, veja a seguir como é fácil cuidar da Tradescantia sillamontana. Confira!
Iluminação para a Tradescantia sillamontana
O grupo das suculentas possui espécies muito versáteis, que se adaptam bem aos interiores e exteriores, ainda que sejam plantas tropicais, subtropicais e até mesmo desérticas, muitas são cultivadas nas residências, com pouca iluminação. Todavia, a luminosidade é um fator importante para todas as plantas, principalmente para a realização de fotossíntese e também para que suas cores e vivacidade sejam ampliadas.
Sabendo disso, o ideal é que a Tradescantia sillamontana seja cultivada a meia-sombra, onde seus ramos serão mais alongados e suas folhas terão um tom de verde mais acentuado. Se cultivada em sol pleno a tendência é que esses ramos fiquem curtos e prateados.
Temperatura ideal para a Tradescantia sillamontana
A temperatura é outro fator importante para essa planta, e diretamente relacionado a luminosidade. Como já foi dito, a exposição direta ao sol pode influenciar no seu crescimento e coloração, além disso, essa exposição pode queimar suas folhas quando a temperatura estiver muito elevada, por isso o cultivo a meia-sombra é o ideal.
Quanto às baixas temperaturas, ela possui uma boa resistência, podendo ser cultivada até os 10° C, abaixo disso ela pode entrar no estado dormência e perder suas folhas.
Rega da Tradescantia sillamontana
A irrigação é mais um importante fator a ser considerado, embora todas as plantas necessitem de água constantemente, a Tradescantia sillamontana possui certa resistência a seca, inclusive é recomendado que o seu substrato seque completamente para só então fazer a rega dela. Isso impede que o solo fique encharcado, que a raiz de sua planta apodreça e previne o surgimento de fungos, mas lembre-se de não deixar sua planta morrer de sede.
Ainda falando sobre a rega, deve-se evitar irrigar os ramos e folhas dessa planta, por ser uma suculenta ela já possui um efetivo sistema que mantém toda a sua estrutura bem hidratada e os seus tricomas aumentarão excessivamente essa retenção de água e prejudicará sua planta.
Solo ideal para Tradescantia sillamontana
A preparação do solo para a Tradescantia sillamontana também é importante, mas não há nenhum segredo, visto que ela se adapta bem aos variados ambientes de plantio. Todavia se você deseja proporcionar o melhor ambiente à sua plantinha, é necessário que o solo tenha:
- Terra fértil e porosa;
- cascalho e areia grossa;
- matéria orgânica (húmus ou esterco animal curtido)
Adubos e substratos para a Tradescantia sillamontana
Quando pensamos na adubação de nossas plantas os fertilizantes equilibrados, são os primeiros que vem a nossa mente, afinal são os mais populares e visam atender todas as necessidades da planta. Contudo, saiba que as suculentas não necessitam de adubação frequente, desta maneira o ideal é a utilização de adubos orgânicos, como:
- Casca de ovo: rico em cálcio, magnésio e potássio.
- Casca de banana: alta concentração de fósforo e potássio.
- Vegetais: devido a ampla variedade é uma ótima fonte dos mais diversos nutrientes.
- Evite os adubos com alta concentração de nitrogênio, como a borra de café, eles são prejudiciais a esse tipo de planta.
Floração da Tradescantia sillamontana
A floração da Tradescantia sillamontana acontece de forma muito parecida com as demais suculentas, com flores terminais e solitárias, mas nem por isso deixam de ser lindas, começando pelos seus botões, que também são marcados pela característica penugem da planta.
Diferente do restante da planta, suas flores são pequenas e delicadas, com bordas suavemente plissadas, e de coloração próxima ao rósea-violeta, com pequenas hastes centrais, da mesma cor, que sustentam suas anteras amarelas.
Manutenção da Tradescantia sillamontana
Assim como as outras suculentas, a Tradescantia sillamontana não requer muita manutenção, deve-se ficar atento aos cuidados já mencionados com a irrigação, solo, temperatura e luminosidade, ademais, eventuais podas de limpeza serão necessárias para manter o ambiente da sua plantinha limpo e longe de pragas e doenças.
Algumas técnicas de poda podem ser aplicadas para conter o crescimento do seu Veludo Branco, desta forma ele permanecerá ereto, e até mesmo para o surgimento de uma segunda floração quando a primeira tiver murchado.
Vasos para a Tradescantia sillamontana
Se você se preocupa com o espaço, os vasos grandes e onde deixá-los, saiba que a Teia-de-aranha se adapta muito bem aos vasos pequenos e mantêm um bom desenvolvimento mesmo compartilhando seu recipiente com outras suculentas. A grande necessidade é que o vaso possua um sistema excelente para a drenagem da água.
Além disso, elas são lindas próximas a janelas, onde a iluminação destaca o brilho de sua penugem, mas também ficam ótimas em outros cantos da casa ou da sua varanda, e, como plantas pendentes, ganham ainda mais atenção.
Pragas e doenças da Tradescantia sillamontana
A poda de limpeza é um importante fator para manter as pragas afastadas e evitar que algumas doenças se espalhem. Embora não sejam comuns, separamos alguns dos principais problemas que podem acometer sua Tradescantia sillamontana:
- Cochonilhas e pulgões: essas pragas tendem a surgir quando a poda e limpeza não é feita adequadamente. Para eliminar essas pragas, borrife uma mistura de sabão, óleo vegetal e água sobre a planta.
- Raiz ou caule podre: o excesso de água é o principal fator para este problema, e ainda pode ser agravado por proporcionar o ambiente perfeito para o surgimento de fungos. Use sua tesoura de poda, esterilizada, para retirar toda a parte podre da planta, feito isso replante ela em um vaso previamente preparado, com bom escoamento de água e solo adequado.
- Folhas queimadas: isso acontece quando a planta está muito exposta ao sol quente. Retire as folhas queimadas e mude-a para um local a meia-sombra.
- Folhas atrofiadas e ressecadas: acontece quando a planta é pouco irrigada. Mude sua planta para um local com menos incidência de luz e rege-a diariamente, quando as novas folhas surgirem torne a planta ao local adequado e, da mesma maneira, faça a irrigação em período adequado.
- Caule alongado e quebradiço: isso se dá quando a planta está em um local com pouca iluminação. Mude sua planta para um local onde possa ficar mais exposta à luz solar.
Propagação da Tradescantia sillamontana
A propagação da Tradescantia sillamontana ocorre naturalmente em seu habitat, mas se você deseja criar mudas da sua planta, existem duas técnicas mais simples do que colher e plantas essas minúsculas sementes, são elas:
- Divisão de touceiras: consiste na divisão dos rizomas subterrâneos, gerando assim dois espécimes distintos.
- Estaquia: consiste em plantar uma parte retirada da planta, geralmente um ramo.
Como fazer muda da Tradescantia sillamontana
A maneira mais prática para criar mudas do Veludo Branco é por meio da estaquia. Veja como é simples:
- Corte um de seus ramos;
- Plante-o alguns centímetros afundado na mesma terra da planta matriz;
- Irrigue com um pouco de água;
- Em cerca de 20 dias o ramo criará raiz e você poderá replantá-lo ou cultivar no mesmo local.
Veja também os melhores equipamentos para cuidar da Tradescantia sillamontana
Neste artigo apresentamos informações e dicas de como cuidar da Tradescantia sillamontana, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!
Cultive e decore seu lar com a Tradescantia sillamontana!

Se você deseja ter uma planta linda e exótica em sua casa, o Veludo Branco é a escolha certa. Uma suculenta robusta, de clima subtropical, que tem como uma das principais características os seus tricomas que replicam uma densa penugem sobre toda a sua estrutura. Sua floração também é linda, com flores delicadas e cor viva.
Ela é a planta perfeita principalmente para quem deseja diversificar sua coleção, mas também para os inexperientes que não sabem por onde começar, afinal, como vimos durante o artigo, é fácil cuidar dela, sendo que os cuidados com a luminosidade, temperatura, irrigação e drenagem são simples de serem administrados.
Se você gostou dessa magnífica suculenta, compartilhe com seus amigos essa publicação para que todos possam conhecer e decorar o seu lar com a Tradescantia sillamontana também!