Como cultivar samambaia: rega, iluminação, dicas e muito mais!

Ao lado dos musgos, fungos e líquens, as Samambaias são uma das plantas mais antigas em nosso planeta, aparentemente frágeis, são uma espécie que tem conseguido se adaptar de forma bem eficaz durante os milénios na natureza.

Esse grupo de planta possui espécies com folhas de várias formas e tons de verde que variam muito. Por suas folhas serem muito bonitas e com formatos muitas vezes exóticos, se tornaram muito requisitadas nos lares e ambiente internos. 

Uma   curiosidade   é   que   as   Samambaias   não   se   reproduzem   por sementes ou polinização de flores, mas sim através de esporos contidos em capsulas localizadas na parte inferior das folhas.

Os cuidados com essas plantas não são difíceis, mas requerem muita atenção no dia a dia, pois são plantas que gostam de umidade, então se esquecer de regar alguns dias elas vão sentir muito e podem até morrer.

Lembre-se sempre de regar todos os dias ou então sempre manter o substrato levemente úmido, cuidado na hora de adubar, pois qualquer excesso de adubo podem  lhes   causar   grandes   danos   nas   folhas.

Siga sempre as recomendações de dosagens dos fabricantes, uma dica de adubo que trás grandes resultados deixando as folhas sempre nos melhores tons de verde é o FORTH Samambaias, versão farelada ou a líquida mesmo.

Quanto   ao   lugar   em   que   elas   devem  ser   cultivadas,   devem   ser sempre sombreados, sem exposição direta a luz solar, se ocorrer elas vão ficar com folhas amareladas e secas. Mas também não precisa manter elas em lugares escuros, deixe em ambientes bem iluminados.

Outra dica é não manter elas em locais que tem muito vento, pois pelos seus ramos serem finos, ventos um pouco mais fortes podem quebrar eles facilmente. Elas se adaptam muito bem em todas as regiões do Brasil, porém é sempre bom prestar atenção a fim de evitar baixas temperaturas.

Nos períodos mais quentes, uma boa dica é pulverizar as folhas e caules usando sprays de água fresca, com o efeito de reduzir os efeitos da evaporação. Pois o habitat natural dessas plantas é perto de cachoeiras, pântanos, cavernas ou córregos.

Quanto a substratos, deve ser sempre utilizado aqueles bem aerados e com drenagem muito boa, para que não ocorra acumulo de água, pois como vai precisar regar todos os dias, caso ocorra acúmulo de água a planta pode começar a morrer por falta de oxigenação nas raízes, uma sugestão é utilizar o substrato FORTH Samambaias.

Veja artigos relacionados

Acesse o site da FORTH Jardim, empresa especializadas em nutrição e cuidados para plantas ornamentais, Clique Aqui. Venha apaixonar-se por cuidar de plantas. 

Gostou? Compartilha com a galera!

Tags:

Equipe Jardim e Interiores
Mostrar o perfil completo

Equipe Jardim e Interiores

Somos redatores especializados em artigos de jardinagem, paisagismo e decoração de interiores. Desde 2021, ajudamos mais de 18 mil pessoas mensalmente a cultivar suas plantas, flores e decorar a sua casa.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Jardim e Interiores
Logo